Muitas empresas são extremamente preocupadas com a qualidade dos produtos e serviços que fabricam ou fornecem e se esquecem de verificar e cuidar como esses produtos e serviços são percebidos pelo mercado, pelos clientes. Elas são fortes em conteúdo e fracas em continente.
Hoje, com muitos concorrentes, qualidade semelhante e preços similares, tão importante quando o produto em si (conteúdo) é o continente, ou seja como ele chega, como é percebidos pelos clientes, pelo mercado.
Conheço empresas que realmente possuem produtos e serviços muito superiores aos da concorrência, mas que vendem menos, embora os preços sejam competitivos.
O que ocorre é que a percepção que o cliente tem de uma empresa ultrapassa os produtos ou serviços que ela produz ou fornece. O cliente percebe a empresa como um todo.
Pouco adianta um produto excelente se a assistência técnica for ruim, a entrega não cumprir prazos, as formas de pagamento forem antiquadas, o design for desagradável.
O produto deles é o melhor do mercado, mas não dá para comprar porque são muito complicados, afirmou um cliente. Eles prometem prazos e nunca cumprem, disse um cliente sobre outra empresa.
Assim, veja como sua empresa, sua marca, seus produtos e serviços são percebidos pelo mercado e lembre-se que ter o melhor produto é obrigação. A diferença estará, a cada dia mais, no não-produto.
Pense nisso. Sucesso!
PENSE NISSO:
• Você entende que a diferenciação que o cliente valoriza e paga pode estar no não-produto? Na forma de pagamento, na entrega, no atendimento, na assistência pós-venda?
• A sua empresa tem uma verdadeira preocupação e cuidado com os aspectos que ultrapassam o produto em si, como design, relacionamento com clientes e fornecedores, embalagem, etc.?
• Se você não tiver qualidade, estará fora do mercado. O que você tem feito para que sua marca seja percebida como valor pelo mercado, além da qualidade?