Colunas

Cleirilis Soares da Silva - Israel

Dias de muito aprendizado e certamente inesquecíveis. Assim, a colaboradora Cleirilis Soares da Silva, assistente administrativa da Unidade de Negócios Feijão, resume a viagem de 10 dias a Israel. Cleiri, como é chamada pelos amigos, é aluna da pós- graduação de Inovação e Gestão de Agronegócio, pela Universidade Positivo, que oportunizou e organizou o roteiro.

A colaboradora relata que durante seis dias, ela e os colegas Cássio Leal, Mariane Pinheiro, Bruno Prado, Laís Nomura e demais membros do grupo, formado também por cooperados, tiveram a oportunidade de conhecer e estudar sobre as riquezas de Israel durante visitas a Universidade Hebraica de Agronomia, Instituto Weizmann, laboratórios altamente tecnológicos, entre outros. Cleiri destaca que a agricultura israelense continua a prosperar e fornece a maior parte das necessidades alimentares do país que, mesmo com pouco recurso, se adaptou as mudanças geopolíticas e conseguiu se manter no mercado e  no meio econômico.

Os demais dias foram dedicados para a visitação dos principais pontos turísticos de Israel. Em Nazaré o grupo fez tour e passou pelo mar da Galileia, Rio Jordão e Igreja da Anunciação. Já em Jerusalém todos fizeram um passeio a pé pela cidade antiga que inclui o Monte Sião, o Cardo, Via Dolorosa, Igreja do Santo Sepulcro e o Muro das Lamentações. “Um dos momentos mais emocionantes foi refazer o caminho que Jesus fez desde o momento de sua condenação até seu sepultamento. Passar por onde Ele passou, ter a oportunidade de sentir pelo menos um pouco do que Ele sentiu, foi simplesmente emocionante”, descreve Cleiri.

A colaboradora menciona que levará para sempre os dias de aprendizado e guardará em sua memória cada imagem e momento vivenciado. “Antes de viajar tinha uma mentalidade totalmente diferente de Israel. Hoje o vejo como um país exemplo, que consegue fazer muito mais com menos”, enfatiza.